Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

This Is Me in a Nuttshell

... que é como quem diz, esta aqui sou eu. Rodeada de livros, com música nos ouvidos, com cinema ou séries no ecrã da TV ou Youtube no computador. Não é difícil me fazer feliz. Bem vindos :)

This Is Me in a Nuttshell

03
Mar17

900 Anos a Irritar os Espanhóis

900 anos a irritar espanhois.jpg

Autora: Margarida de Magalhães Ramalho

Editora: Matéria-Prima Edições

Ano: 2014

 

Quando se fala em temas ligados à História, tenho sempre a tendência de comentar de esta não deve ser ignorada. Um povo que fecha os olhos à sua História é um povo que não quer evoluir. É um povo que não quer aprender com os erros, que não se importa com o perpetuar de vícios antigos e de fórmulas obsoletas.

900 Anos a Irritar os Espanhóis debruça-se nesta picardia antiga que vem desde os tempos da formação do nosso país. A linguagem é precisa, os factos seguem uma linha cronológicas e estão bem documentados com referências variadas mas, ao contrário do que se podia pensar num livro de não-ficção relacionado com História, não é um livro maçador. A autora não tem problema nenhuma em mandar umas alfinetadas de quando em vez e usa com bastante frequência ditados populares ou frases feitas no texto. Aliás, a própria autora na introdução do livro refere que a maioria das pessoas não lia mais livros de História por estes serem demasiado longos ou com uma linguagem demasiado específica, escritos a pensar nos especialistas.

Desde a formação do Condado Portucalense, que mais tarde se iria a transformar no reino de Portugal, passando pela Crise de 1383-85, pelo Tratado de Tordesilhas que dividiu o Mundo ao meio ou o momento em que Portugal perdeu a independência para Espanha, só a resgatando em 1640, são aqui abordadas invasões, guerras e guerrilhas, casamentos e "descasamentos" e ingerências várias de parte a parte. Mencionam-se as lendas que todos crescemos a ouvir como a da Padeira de Aljubarrota, a do Alcaide de Faria (passada em Barcelos) ou até a épica batalha de S. Jorge com a Coca, uma besta infernal que atacava as tropas lusas em Aljubarrota.

A autora, Margarida Ramalho, e o jornalista Rui Cardoso trazem também à ribalta outras pequenas curiosidades como as picardias no desporto (das goleadas do Benfica de Eusébio aos sucessos de José Mourinho no Real Madrid, passado pela velha rivalidade nos ringues de hóquei em patins), as ingerências diplomáticas aquando da fuga do Rei Carol da Roménia de Espanha para Portugal ou as gárgulas de rabo ao léu virado para Espanha nas cidades raianas.

O que estou a ler?


goodreads.com

Calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Comentários recentes

  • Isabel Maia

    É verdade, Maribel. Quem fez as decorações nestes ...

  • Maribel Maia

    São mesmo giros os barcos...

  • Isabel Maia

    Acho que esse é um caso comum nos momentos de paus...

  • Maribel Maia

    A opção de escolha, não muda muito no verão, leio ...

  • Isabel Maia

    Também gosto muito. Torga tem uma escrita que me a...

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens