Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

This Is Me in a Nuttshell

... que é como quem diz, esta aqui sou eu. Rodeada de livros, com música nos ouvidos, com cinema ou séries no ecrã da TV ou Youtube no computador. Não é difícil me fazer feliz. Bem vindos :)

This Is Me in a Nuttshell

19
Abr17

Semana Santa na Andaluzia (Espanha)

Desde pequena que sempre tive as minhas pequenas tradições televisivas no que diz respeito à Semana Santa. Enquanto a minha avó paterna esteve entre nós, a nossa tradição era ver a Via Sacra transmitida de Roma na noite de Sexta Feira Santa. Após a partida dela, continuei durante alguns anos mas acabei por desistir. Não era a mesma coisa, faltava ali ela, com o seu missal ainda em Latim com muitas das orações.


Anos depois, num momento de zapping, descobri a minha nova tradição televisiva de Semana Santa: a da Andaluzia (Espanha).



 


Muitos acharão demasiado espampanante, demasiado "festa", demasiado pagão para ser religioso. Mas a forma dos andaluzes celebrarem a sua fé é mesmo assim.


Para quem não conhece as tradições, a Semana Santa da Andaluzia assenta maioritariamente em Irmandades e Confrarias. Cada uma delas tem as suas cores, dias certos para fazerem as suas procissões e quase todas colocam 2 andores a que chamam pazos ou tronos nas ruas. O Pazo de Misterio figura representações bíblicas ou imagens de Cristo nas várias fases da Via Sacra. Já nos Pazos de Palio vão sempre representadas imagens de Nossa Senhora, as Dolorosas tão características pelas 7 lágrimas de cristal na face e a expressão angustiada que mostram. A completar o cerimonial das procissões vão os nazarenos, homens e crianças com capas e chapéus pontiagudos coloridos, e as mantillas, senhoras de imagem austera e sóbria, vestidas de negro e que usam a tradicional mantilha andaluza.


No vídeo aparece uma das imagens mais reverenciadas de Sevilha: a Esperanza Macarena. Sai às ruas numa das datas mais importantes da Semana, a Madrugada de Quinta para Sexta Feira Santa, tal como outras grandes devoções por toda a província como são o Cristo de Mena em Málaga, o Abuelo de Huelva ou a Esperanza de Triana, também em Sevilha.


Infelizmente, a Madrugada deste ano foi manchada por agressões aos figurantes e a quem assistia às procissões em Sevilla, com a intenção de causar o pânico.

O que estou a ler?


goodreads.com

Calendário

Abril 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Comentários recentes

  • Isabel Maia

    Acho que esse é um caso comum nos momentos de paus...

  • Maribel Maia

    A opção de escolha, não muda muito no verão, leio ...

  • Isabel Maia

    Também gosto muito. Torga tem uma escrita que me a...

  • mariali

    Bela reflexão. Parabéns!Gosto de Miguel Torga.

  • Isabel Maia

    Tens toda a razão, as noites de Tv não vão ser as ...

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens