Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

This Is Me in a Nuttshell

... que é como quem diz, esta aqui sou eu. Rodeada de livros, com música nos ouvidos, com cinema ou séries no ecrã da TV ou Youtube no computador. Não é difícil me fazer feliz. Bem vindos :)

This Is Me in a Nuttshell

13
Mar17

|TAG| Compra de Livros

Praticamente todos os leitores se podem queixar de um problema, comprar mais livros do que aqueles que efectivamente lê. A pensar nessa experiência, segue aqui em baixo uma série de perguntas sobre os hábitos consumistas no que toca a livros. Esta Tag foi encontrada no blog Chaise Longue.


 


 Onde compras os teus livros?


Habitualmente, faço as minhas compras de livros em locais físicos. Livrarias, alfarrabistas, Feiras do Livro, secção de papelaria e revistas de hipermercados, etc.


 


 Fazes pré-ordem de livros? Se sim, fazes em lojas ou online?


Nunca fiz pré-reserva de livros. Até agora nunca senti necessidade de ter a primeira a ter um determinado livro nas mãos mal ele é lançado.


 


 Em média, quantos livros compras por mês?


Esta é uma pergunta que não tem resposta única. Isto porque eu sou muito instável no que toca a livros. Ora passo meses sem comprar (e essas alturas calham sempre quando não estou a ler), ora compro só um e se "dá a louca em mim", compro 3 ou 4 no mesmo mês.


 


 Usas a tua biblioteca local?


Usava enquanto estudante universitária para alugar aqueles livros que tinha que estudar para as aulas mas que sabia que nunca mais os ia ler na vida. Agora não uso. Sou uma releitora assumida. Quando me dá na telha, gosto de ir buscar um qualquer livro que já li à estante e folhea-lo de novo.


 


 Qual a tua opinião acerca dos livros das bibliotecas?


As bibliotecas públicas são excelentes meios para diversificar as leituras sem com isso gastar muito dinheiro. Por norma, estas instituições vão mantendo um acervo recente.


 


 Como te sentes em relação a lojas de caridade/livros em segunda mão?


Não tenho problemas nenhuns com isso. Aliás, a grande maioria dos livros que comprei em Feiras do Livro foram em expositores de alfarrabistas. Desde que estejam num estado de mínima conservação, marcha tudo, seja acabado de sair da prensa ou com 3 ou 4 compradores no palmarés.


 


 Manténs os teus livros lidos e por ler juntos/na mesma estante?


Para ter noção daquilo que já li e do que ainda falta ler, mantenho os livros separados. Os que já foram estão nas estantes e os que ainda não li estão dentro de um caixote cheio a abarrotar (já tive que fazer uma pilha em cima da secretária...)


 


 Planeias ler todos os livros que tens?


Se os comprei, é porque tenho em mente lê-los. Não fazia sentido nenhum comprar um livro só para dizer que o tenho, mesmo sem lhe ler uma linha.


 


 O que fazes com os livros que sentes que nunca irás ler/sentes que não irás gostar?


Para evitar surpresas, por norma já não saio da minha zona de conforto. Leio os mesmos género literários, autores semelhantes, etc. Mas por vezes acontece não gostar de um certo livro, mesmo dentro da zona de conforto. Nesse caso, há maneiras de nos "livrar-mos" dos livros. Doa-los, oferece-los, troca-los, procurar um alfarrabista que os compre, vender num grupo online, etc.


 


 Alguma vez doaste livros?


Em 2012, foi lançada para a sociedade civil a campanha "Um Livro para Timor-Leste". Como tinha a colecção de "Uma Aventura..." que herdei do meu irmão parada na estante, escolhi por entre eles os que estavam em melhores condições e doei-os para essa causa nobre.


 


 Alguma vez estiveste num período de abstinência de compras de livros?


Não posso falar em alturas de abstinência forçada de compras porque esses momentos são sempre voluntários. Como dizia na pergunta da compra de livros, quando não estou a ler não tenho por hábito comprar. É uma questão de lógica, acho eu...


 


 Achas que compras demasiados livros?


A pergunta é um bocado ambígua. Compro muitos de cada vez ou muitos ao fim de um ano, por exemplo? Mesmo assim, acho que até compro poucos. Lá está, sou uma releitora. Não tenho problemas em pegar nos livros antigos e ler de novo. por isso tenho sempre qualquer coisa para ler.

O que estou a ler?


goodreads.com

Calendário

Março 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Comentários recentes

  • Isabel Maia

    É verdade, Maribel. Quem fez as decorações nestes ...

  • Maribel Maia

    São mesmo giros os barcos...

  • Isabel Maia

    Acho que esse é um caso comum nos momentos de paus...

  • Maribel Maia

    A opção de escolha, não muda muito no verão, leio ...

  • Isabel Maia

    Também gosto muito. Torga tem uma escrita que me a...

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens