Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

This Is Me in a Nuttshell

... que é como quem diz, esta aqui sou eu. Rodeada de livros, com música nos ouvidos, com cinema ou séries no ecrã da TV ou Youtube no computador. Não é difícil me fazer feliz. Bem vindos :)

This Is Me in a Nuttshell

10
Abr17

|TAG| Hábitos de Leitura

Todos nós, leitores, para além das nossas "taras e manias", temos os nossos hábitos que fazem de nós o que somos. São pequenas rotinas que fazem parte do quotidiano e que acabam por contribuir também para a experiência da leitura daquele livro em particular. Esta Tag foi encontrada no blog Chaise Longue, que por sua vez encontrou a versão original no canal do Youtube TheBookJazz

 

 Tens algum cantinho especial na tua casa para ler?

Como já tive a oportunidade de escrever noutros posts, quando estou em casa o meu ponto de leitura é o meu quarto. Bem aconchegada na cama, uns almofadões para ajudar a ter uma postura decente, focos da estante ligadas e está o cenário montado.

 

 Marcador de livros ou um pedaço de papel aleatório?

Até há algum tempo eu tinha um marcador próprio, artesanal feito por um Atelier de Bijutaria de uma amiga, também ela leitora. Infelizmente, o marcador levou "chá de sumiço" mas já está outro em processo de fabrico. Por isso, o meu actual marcador é um postal de Natal feito por uma IPSS local.

 

 Quando queres interromper a leitura paras na página onde estás ou tens de acabar o capítulo/certo número de páginas?

Quando estou em casa e já me está a dar o sono, faço por terminar o capitulo em que estou para no dia seguinte começar num capítulo novo. Quando estou a ler fora de casa, aí páro onde calha. Não vou pedir ao médico ou ao operador do metro ou até ao funcionário da repartição pública para esperar um bocadinho até eu acabar o capítulo...

 

 Comes ou bebes enquanto lês?

Tenho que confessar que sim. Mas aprendi com os meus erros do passado. Agora só snacks que não possam deixar nódoas e nas bebidas, só em copo térmico com palhinha para evitar salpicos.

 

 Consegues ou gostas de ouvir música e televisão enquanto lês?

Aqui está outra questão que já referi noutros posts. Para ler, eu preciso sempre estar acompanhada com música ou algum tipo de ruído ritmado. Caso contrário, começo a focar-me noutros pontos e distraio-me da leitura. Ou seja, eu preciso criar um pequeno "casulo" para desfrutar em pleno dos livros.

 

 Um livro de cada vez ou vários livros ao mesmo tempo?

Ora aqui está uma bela contradição. Nas séries de TV, já fui capaz de acompanhar 15 diferentes e não perder o fio ao enredo de todas elas. Mas quando se fala em livros, só consigo ler um de cada vez. Talvez porque num ambiente visual, todos os elementos já estão ali na tela; já no caso de um livro, é a nossa mente que tem que processar isso tudo e implica um esforço mental adicional...

 

 Ler em casa ou em todo o lado?

Felizmente, consigo ler em praticamente todos os lugares. Sala de espera, Metro e comboio com respectivas estações, no exterior, zonas de passagem de centros comerciais... Só não consigo ler em transportes instáveis tipo o carro ou autocarros. O meu estômago não se dá com esse movimento.

 

 Ler em voz alta ou para ti mesma?

Leio sempre para mim mesma. Já viram que "figura" eu faria aos olhos dos outros, se num livro escrito por um autor brasileiro, eu de repente começasse a falar com sotaque a olhar para as páginas? Ainda achavam que eu tinha perdido um parafuso.

 

 Costumam passar à frente algumas páginas do livro ou ler o final?

Admito que, quando algumas passagens me estão a cansar, sou capaz de ler umas quantas frases na diagonal. Agora fazer essas batotices de passar deliberadamente páginas à frente ou ir ler o final, isso não faço.

 

 Quebrar a lombada do livro ou mantê-lo como se fosse novo?

Eu faço sempre os possíveis para manter as lombadas dos livros inteiras mas há livros que, pelas suas dimensões, é impossível que não fiquem com uma quebrazita ou outra. Não se consegue ler um livro que passe das 500 ou 600 páginas em condições sem que se abra um pouco mais o livro.

 

 Escreves nos teus livros?

Habitualmente, só tomo notas nos livros quando são em línguas que não domino bem ou quando estou com dúvidas numa expressão de uma que domine. Por exemplo, os meus livros em francês estão quase todos com significados de palavras escritos às margens. Já os de inglês, faço anotações dos equivalente em português de frases feitas para melhor contexto.

O que estou a ler?


goodreads.com

Calendário

Abril 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

Comentários recentes

  • Isabel Maia

    Acho que esse é um caso comum nos momentos de paus...

  • Maribel Maia

    A opção de escolha, não muda muito no verão, leio ...

  • Isabel Maia

    Também gosto muito. Torga tem uma escrita que me a...

  • mariali

    Bela reflexão. Parabéns!Gosto de Miguel Torga.

  • Isabel Maia

    Tens toda a razão, as noites de Tv não vão ser as ...

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens