Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

This Is Me in a Nuttshell

This Is Me in a Nuttshell

|TAG| Manias de leitor

Há muitas coisas que nós, pessoas leitoras, temos em comum. Uma delas é óbvia, o gosto pelos livros. A outra são aquelas pequenas particularidades, "manias" se assim poderemos dizer. Uma poltrona em particular, o mesmo marcador de livros durante anos a fio, uma hora específica para ler, um método de arrumação próprio. Todo um manancial de pequenas particularidades que cada um cultiva quando vai ler. Estas são as minhas pequenas manias sobre livros:

 

 Quando entro numa livraria, vou primeiro à secção de poesia, depois de culinária e só por fim passo à zona da literatura.

 Não consigo ler em silêncio. Fico a "engonhar" no mesmo parágrafo porque acabo por me distrair. Para isso tenho sempre os meus ficheiros de música por perto ou então sintonizo um rádio na M80 (se me apetece um bocadinho de tudo) ou na Smooth FM (se a coisa estiver mais para o lado do Jazz).

 Para organizar as minhas leituras, agora só uso o Goodreads.

 Utilizo post-its coloridos para marcar excertos que me agradem nos livros. Depois transcrevo esses excertos para um ficheiro à parte.

 Só leio um livro de cada vez. Pode ser um livro longo ou curto, interessante ou chato, comecei o livro, tenho que o acabar!

 Antes de escolher um livro leio a sinopse e depois leio algumas páginas centrais. Só o compro se ambas me agradarem.

 Perdi o meu marcador de livros artesanal, um trabalho do atelier Casa da Bijutaria, e agora ando à procura de um outro que me encha as medidas (provavelmente virá do mesmo lado...)

2 comentários

Comentar post